A relação autor-professor no livro do professor de inglês do ensino médio – uma análise do discurso pela teoria da enunciação

Autores

  • Jorge Wilson da CONCEIÇÃO Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este trabalho é fruto da disciplina: Estudos do Texto e do Discurso: Fundamentos Teóricos, Diferentes Perspectivas, Desenvolvimentos Atuais e Situação no Brasil, ministrada pelo Professor Doutor José Gaston Hilgert e integra o Programa de Doutorado em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Apresentamos aqui um exercício de análise textual a partir de enunciados presentes no material didático de inglês para o Ensino Médio, denominado livro do professor. A coleção de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, aqui analisada, é On Stage, de Amadeu Marques, que faz parte do PNLEM - Programa Nacional de Livro Didático para o Ensino Médio. Buscamos, nessa análise, observar quais estratégias enunciativas o autor utilizou ao estabelecer a comunicação com seu leitor-professor. Especificamente, nos detivemos nos enunciados registrados ao longo das páginas do livro que aparentam característica de diálogo com o professor durante as situações de aprendizagem. Antes, porém, apresentamos os fundamentos teóricos que embasam o estudo, em especial as contribuições de Bakhtin, Benveniste, Fiorin e Diana de Barros, sobre os conceitos de língua e enunciação. Através desta pesquisa, foi possível perceber, que, na maior parte dos enunciados, o destinador usa a estratégia de distanciamento do destinatário, uma vez que ele apaga as marcas da enunciação pressuposta, visando obter efeito de objetividade e seriedade. Há poucos momentos em que o caráter de enunciação enunciada aparece, ou seja, momentos que deixam transparecer a subjetividade, e nesses casos o efeito é de tentativa de aproximação, buscando cumplicidade. Podemos afirmar que há nessa coleção uma abordagem que revela certa autoridade (de alguém que sabe como fazer e repassa) em relação ao professor (o alguém que não sabe e precisa ser orientado), que se revela pelo uso de verbos no modo imperativo. Isso se reforça quando o destinador dá orientações básicas sobre procedimentos e atitudes didáticas que são pressupostos da formação e prática docente.

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Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos