O ETHOS DISCURSIVO E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Alex Lobato POMPEU Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA

Resumo

Esta  pesquisa  tenciona  analisar  práticas  identitárias  de professores  de  espanhol como Língua Estrangeira (ELE), tendo em voga uma abordagem discursiva, mediada pela noção  de  ethos  discursivo  do  Francês  Dominique  Maingueneau  (Maingueneau,  1997,  2005, 2008).  A  proposta  se  volta  para  a  análise  de  discursos  proferidos  por  duas  professoras  deespanhol, coletados através de entrevistas semiestruturadas. Parte-se de ideias de  identidades sociais  na  contemporaneidade  e  busca-se  identificar  o tal  ethos.  Crê-se  que  o trabalho  possa contribuir  de  modo  transdisciplinar  à  comunidade  docente  de Língua  Estrangeira  e  às pesquisas  sobre  Educação  e  Discurso,  bem  como  levantar  questões  pluralizadas  sobre  o sujeito  professor  de  Espanhol,  em  um  lugar  enunciativo  como  a  sala  de  aula,  marcados  pela dinâmica das vozes em heterogeneidades discursivas.

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Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos