O DIALOGISMO NOS JINGLES ELEITORAIS

Autores

  • Aline Camila LENHARO UNESP/FCL – Araraquara
  • Rodrigo dos Santos UNIFAFIBE – Bebedouro

Resumo

Este  trabalho  observa  a  utilização  dejingles nas  campanhas  para  cargos  eletivos, analisando  a  relação  dialógica  entre  a  letra  da  música  original  e  a  do jingle eleitoral  e observando os resultados da  intertextualidade  existente. Parte-se do pressuposto Bakhtiniano de que a compreensão de um enunciado engloba a leitura dos aspectos semânticos não reiteráveis do signo linguístico em si, resultando da contextualização de sua produção e sua recepção, i.e., do dialogismo entre o dito e o já-dito e da interação sociocultural que envolve a tomadade  posições axiológicas.  Considera-se  que,  dependendo  do  cenário  político, pode  haver,  por parte  do  eleitorado,  uma incompreensão da  intertextualidade  publicitária,  o  que  pode,  ao invés  de  contribuir  para  a  eleição  do  candidato,  gera  uma  imagem  negativa,  corroborando para sua não eleição.

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Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos