O APAGAMETNO DO ETHOS NAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS: UMA ANÁLISE DAS NOTÍCIAS QUE RELATAM OS DEBATES POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES DO BRASIL (2014) E DA ARGENTINA (2015)
Resumo
A proposta deste artigo é analisar como as mídias do Brasil e da Argentina retomam a fala dos candidatos à presidência, que participam dosdebates político-televisivos nesses países, na produção de notícias que relatam e que comentamos debates. Nesse processo de retomada da fala do outro, as mídias intentam produzir um efeito de neutralidade, enfatizando o ethos de marca dos jornais, processo silencia o posicionamento do jornal ao relatar os debates nas mídias brasileiras, e de marcam o posicionamento dos jornais nas mídias argentinas. Nos dois contextos, promove-se o apagamento do ethos dito dos candidatos. Essa pesquisa é desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina (UEL/CAPES-PNDP) e também está relacionada aos grupos NAD–Núcleo de Análise do Discurso (UFMG) e FEsTA–Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (Unicamp).