O APAGAMETNO DO ETHOS NAS MÍDIAS JORNALÍSTICAS: UMA ANÁLISE DAS NOTÍCIAS QUE RELATAM OS DEBATES POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES DO BRASIL (2014) E DA ARGENTINA (2015)

Autores

  • André William Alves de ASSIS Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

A proposta deste artigo é analisar como as mídias do Brasil e da Argentina retomam a fala dos candidatos à presidência, que participam dosdebates político-televisivos nesses países,  na  produção  de  notícias  que  relatam  e  que  comentamos debates.  Nesse  processo  de retomada da fala do outro, as mídias intentam produzir um efeito de neutralidade, enfatizando o ethos de  marca  dos  jornais,  processo  silencia  o  posicionamento  do  jornal  ao  relatar  os debates   nas   mídias   brasileiras, e de marcam  o  posicionamento   dos   jornais   nas   mídias argentinas. Nos dois contextos, promove-se o apagamento do ethos dito dos candidatos. Essa pesquisa é desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina (UEL/CAPES-PNDP) e também  está  relacionada  aos  grupos  NAD–Núcleo  de  Análise  do  Discurso  (UFMG)  e  FEsTA–Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (Unicamp).

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos