A PROBLEMÁTICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA NOÇÃO DE GÊNERO DO DISCURSO: EM PAUTA O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este meta-artigo tem por objetivo verificar se o livro didático Português Linguagens propõe práticas de alinhamento teórico-metodológico, no âmbito da leitura e produção textual, com os fundamentos da proposta bakhtiniana (BAKHTIN, 1979[1987]), ponto de partida para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para a análise, serão tomados trechos do livro didático em questão. A escolha do corpus ocorreu em virtude da coleção em que este livro está inserido,indicada no Guia de Livros Didáticos 2014 - Anos Finais do Ensino Fundamental, que apresenta as coleções de Língua Portuguesa que foram mais bem avaliadas em 2014. Inicialmente, será feitauma explanação teórica da noção de gênero de discurso; na sequência, serão analisadas três atividades de leitura e produção de texto no livro do aluno, procurando entender como se desenvolve a transposição didática dos gêneros do discurso, averiguando se contemplam as esferas de atividades.