A PROBLEMÁTICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA NOÇÃO DE GÊNERO DO DISCURSO: EM PAUTA O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Antônio Carlos Bezerra CAMELO Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Este meta-artigo tem por objetivo verificar se o livro didático Português Linguagens propõe  práticas  de  alinhamento  teórico-metodológico,  no  âmbito  da  leitura  e  produção textual,  com  os  fundamentos  da  proposta  bakhtiniana  (BAKHTIN,  1979[1987]),  ponto  de partida  para  os  Parâmetros  Curriculares  Nacionais  (PCNs). Para  a análise,  serão  tomados trechos do  livro didático em questão. A escolha do corpus ocorreu em  virtude da coleção em que  este  livro  está  inserido,indicada  no Guia  de  Livros  Didáticos  2014  -  Anos  Finais  do Ensino  Fundamental,  que  apresenta  as  coleções  de  Língua  Portuguesa  que  foram  mais  bem avaliadas  em  2014.  Inicialmente,  será  feitauma  explanação teórica  da  noção  de  gênero  de discurso; na sequência, serão analisadas três atividades de leitura e produção de texto no livro do  aluno,  procurando  entender  como  se  desenvolve  a  transposição  didática  dos  gêneros  do discurso, averiguando se contemplam as esferas de atividades.

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos