ARGUMENTAÇÃO E(M) DISCURSO PEDAGÓGICO: SENTIDOS SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Aparecida Pin RIBEIRO Mestranda no programa de pós-graduação em Educação da FFCLRP/USP.

Resumo

Utilizando  a  Análise  do  Discurso  pecheuxtiana  como  dispositivo  teórico-analítico, este  trabalho  tem  como  objetivo  investigar  a  argumentação  de  sujeitos-escolares  sobre  o fracasso  escolar,  especificamente,  de  alunos  que  frequentam  os  5º  e  9º  anos  do  Ensino Fundamental, bem como se a argumentação está relacionada à assunção da autoria. Para isso, foi oferecida aos alunos uma coletânea de textos que abordavam o tema “fracasso escolar” e, assim,  promovido  o  debate,  pela  professora  da  sala  de  aula. Feito  isso,  foi  solicitado  que  os alunos  escrevessem  um  texto  argumentativo  sobre  o  tema  debatido.  Os  textos  produzidos constituem  objeto  de  análise  deste  estudo.    Pretende-se,  através  das  análises,  compreender como ocorre a construção dos sentidos e argumentos nos discursos produzidos pelos sujeitos-escolares,  quais  sentidos  esses  argumentos  apontam  e  quais sentidos  estão,  possivelmente, silenciados.

 

Downloads

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos