A PROFESSORA-MULHER E A MULHER-PROFESSORA: O FEMININO E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Camila Carrari DORNELAS FFCLRP-USP
  • Filomena Elaine ASSOLINI FFCLRP-USP

Resumo

A  profissão  docente  tem  se  constituído  historicamente  guardando  estreita  relação com   o   gênero   feminino.   Tal   relação é   atravessada   por   componentes   ideológicos   e inconscientes. Através do discurso, acreditamos ser possível  acessar o que  há de singular  no sujeito, ou seja, o inconsciente, assim como as marcas sociais e históricas que o caracterizam. Sendo  assim,  nesse  trabalho,  apresentamos  um  recorte de  uma  pesquisa  de  mestrado  em andamento,  fundamentada  nas  contribuições  das  Ciências  da  Educação,  da  Psicanálise Freudo-Lacaniana  e  da  Análise  do  Discurso  de  matriz  francesa, como  instrumento  teórico-metodológico,  que  busca  investigar  de  que  forma  o  sujeito-professor  se  constitui  e  as  possíveis relações que se estabelecem com a condição feminina.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos