MODOS DE OBJETIVAÇÃO/SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO FUMANTE NO DISCURSO ANTITABAGISTA DAS EMBALAGENS DE CIGARRO
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que desenvolvemos no Mestrado. Discutimos a constituição do sujeito fumante em campanhas antitabagistas das embalagens de cigarro, refletindo sobre o corpo como marca do biopoder e como um domínio da estética de si. O aporte teórico utilizado é a Análise do Discurso (AD), partindo da arqueogenealogia de Michel Foucault, cujas categorias teórico-analíticas utilizadas são os conceitos de enunciado, sujeito, governamentalidade, biopoder, biopolítica e cuidado de si. O corpus da pesquisa foi constituído por 18 enunciados antitabagistas coletados no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para este trabalho analisamos seis (6) desses enunciados. Concluir que o combate ao tabagismo visa tornar a população mais saudável, produtiva e menos onerosa ao Estado e que resista ao biopoder implica em ser punido por doenças e morte.