UMA REFLEXÃO SOBRE OENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO NO E PARAO ESTRANGEIRO NA ALEMANHA: OS ESPAÇOS DE ENUNCIAÇÃO E A DIVISÃO PORTUGUÊS E BRASILEIRO

Autores

  • André Stefferson Martins STAHLHAUER Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Este  trabalho  tem  como  objeto  de reflexão a  distribuição de  línguas  no  espaço enunciativo  do  ensino  de  português  brasileiro  na  Alemanha.  Trata-se,  inicialmente,  de  uma sondagem sobre o espaço de enunciação com foco nos diferentes modos de instrumentalizar e gramatizar e, por isso, distribuir e designar a língua brasileira no e para o estrangeiro, sendo, portanto, uma discussão ligada ao campo da Enunciação, da Política de línguas e das Histórias da  Ideias  Linguísticas.  A  Alemanha  possui  inúmeros  centros  de  ensino  e  pesquisa  de português  brasileiro  e  a  questão  surge  pela  especificidade  dessa  distribuição,  a  divisão  entre português   e   brasileiro,   posto   que   os   diferentes   modos   de   instrumentalizar   constituem simbolicamente  essas  diferentes  formas  de  dividir  a  designação  e  isso  produz  diferentes sentidos sobre a língua e o falante brasileiros.

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Publicado

2016-12-10

Edição

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Artigos