ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO E IDENTIDIDADE DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA PROPAGANDA “MENINA DIFERENTE”

Autores

  • Denise Giarola MAIA UFMG
  • Sônia Maria de Oliveira PIMENTA UFMG

Resumo

Neste  artigo,  temos  como  propósito  analisar  o  potencial  dos  significados dos recursos  semióticos  visuais  e  verbais  escolhidos  na  produção  do  texto  multimodal  da propaganda  televisiva  “Menina  Diferente”,  atentando-nos  para  a  construção  discursiva  da identidade  da  pessoa  com  Síndrome  de  Down.  Para  isso,  fizemos  a  desfragmentação do material  tele-fílmico,  organizando-o  em  imagens  estáticas,  segundo  a  continuidade  espaço-temporal da cena (IEDEMA, 2011); e, em seguida, analisamos essas imagens quanto aos seus significados  representacionais  e  interacionais  (KRESS,  VAN  LEEUWEN,  1996;  2006). Simultaneamente,   realizamos   a   análise   do   significado   identificacional   referente   ao componente verbal (FAIRCLOUGH, 2003). O discurso apresentado nessa propaganda nega a visão hegemônica do corpo “normal” como o único que está apto a realizar atividades.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos