A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA POLÍTICA E PRÁTICA DE PROPAGANDA NA CONSTITUIÇÃO DE ANÚNCIOS NA ESFERA DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Diego Michel Nascimento BEZERRA UFPA

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição do espaço discursivo em que anúncios oficiais se materializam com a finalidade de incorporar um público à visão específica dos governos que se inscrevem em uma ordem democrática. A metodologia ancorou-se no conceito de prática discursiva (MAINGUENEAU, 2008a) para delinear a associação que se estabelece entre o dizer político e o dizer da propaganda na constituição dos anúncios oficiais. Para a delimitação de tal espaço de confluência, este estudo lançou mão de textos que tematizam a função social do setor político e do setor midiático, cujos sentidos convergem para a promoção de uma imagem sedutora dos governos. As considerações finais apontam para a ideia de que tal prática se estabelece como um continuum social-textual que interpela o sujeito da enunciação simultaneamente como cidadão e como espectador.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos