MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE ÍNDIGENAS EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E SUBJETIVAÇÃO

Autores

  • Icléia Caires Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Pautados, transdisciplinarmente, na perspectiva da Análise do Discurso de linhafrancesa (PÊCHEUX, 1988); no artifício arqueogenealógico foucaultiano (1997, 2001, 2013);e na perspectiva teórico-culturalista (MINGNOLO, 2003-2005-2008; CASTRO-GOMES,2005; SANTOS, 2007). Temos o objetivo geral de problematizar os possíveis efeitos desentido de exclusão do indígena, imergidos do guia didático “Cineastas indígenas para jovense crianças” publicizado no ciberespaço. Especificamente, pretendemos adentrar nesta redediscursiva, voltada ao ensino fundamental, para observar como se constroem, pela voz dobranco, as imagens a respeito indígena e de sua cultura perante a sociedade, a partir dasformações discursivas e interdiscursos constitutivos dos sentidos na história.Palavras-chave: Guia didático; subjetividade; indígena.

Biografia do Autor

Icléia Caires Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. BolsistaCAPES

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos