MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE ÍNDIGENAS EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E SUBJETIVAÇÃO
Autores
Icléia Caires Moreira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Resumo
Pautados, transdisciplinarmente, na perspectiva da Análise do Discurso de linhafrancesa (PÊCHEUX, 1988); no artifício arqueogenealógico foucaultiano (1997, 2001, 2013);e na perspectiva teórico-culturalista (MINGNOLO, 2003-2005-2008; CASTRO-GOMES,2005; SANTOS, 2007). Temos o objetivo geral de problematizar os possíveis efeitos desentido de exclusão do indígena, imergidos do guia didático “Cineastas indígenas para jovense crianças” publicizado no ciberespaço. Especificamente, pretendemos adentrar nesta redediscursiva, voltada ao ensino fundamental, para observar como se constroem, pela voz dobranco, as imagens a respeito indígena e de sua cultura perante a sociedade, a partir dasformações discursivas e interdiscursos constitutivos dos sentidos na história.Palavras-chave: Guia didático; subjetividade; indígena.
Biografia do Autor
Icléia Caires Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. BolsistaCAPES