AS METAFUNÇÕES TEXTUAL, IDEACIONAL E INTERPESSOAL EM TEXTOS MULTIMODAIS DE LD DE ESPANHOL
Resumo
Resumo: Este artigo analisa como os textos multimodais e as metafunções estão inseridas no LD de espanhol. A pesquisa é centrada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1978), base teórica dos estudos da Teoria da Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS e van LEEUWEN, 2006) e Análise de Clusters (BALDRY e THIBAULT, 2006), que definem o texto multimodal como aquele que tem seus significados realizados por várias semioses. O artigo se configura como uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação de dados. As análises permitem reflexão sobre a composição dos textos multimodais no LD, demonstrando as peculiaridades inerentes à sua composição, e como a língua é entendida como parte de contexto sociocultural.
Palavras-chave: textos multimodais; metafunções; livro didático.