DISCURSO, POLÍTICA E MÍDIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA DIVULGAÇÃO MIDIÁTICA DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES DE 2012

Autores

  • Lorena da Silva Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Carlos Piovezani Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Resumo: Esse artigo visa a apresentar certos discursos da mídia nacional e regional sobre a política. Mas precisamente, nosso abjetivo é interpretar enunciados midiáticos referentes aos resultados das eleições municipais de 2012 nas cidades de São Paulo e de São Carlos, com vistas depreender os posicionamentos ideológicos, a produção de seus efeitos de sentido e a construção de sua legitimação.A opção por eleger a mídia, em especial nas suas relações com a política, deve-se ao fato de que ela consiste, na sociedade brasileira contemporânea, numa das principais esferas sociais de produção e circulação de discursos e, portanto, de constução de dizeres hegemônicos.

Palavras-chave: Discurso; Mídia; Política; Posicionamento Ideológico.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos