GÊNERO SERIADO: RECEPÇÃO E PRODUÇÃO DIALÉTICO-DIALÓGICAS

Autores

  • Marcela Barchi Paglione Unesp/ FCLAR

Resumo

Resumo: A partir da pesquisa de mestrado intitulada Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado, este trabalho propõe-se a analisar o processo dialético-dialógico (PAULA et ali, 2011) de recepção do seriado Sherlock (2010), de maneira a evidenciar a recepção como produção, como duas etapas não isoladas, pois reconstroem o enunciado e suas significações, afinal, conforme Bakhtin (2011), todo enunciado é composto pela resposta constitutiva do outro. Tem-se como objeto as produções fan made sobre a falsa morte de Sherlock e a segunda e a terceira temporadas do seriado, a fim de compreender quais os elementos recorrentes nessas produções e de que maneira o seriado é ressignificado a partir da voz do outro. Assim, pretende-se compreender como o processo de recepção, ativo, altera a produção e vice-versa, numa construção interativa do gênero seriado.

Palavras-chave: Sherlock; Bakhtin; Transmídia.

Biografia do Autor

Marcela Barchi Paglione, Unesp/ FCLAR

Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa, Unesp/ FCLAR e membro do GED – Grupo de Estudos Discursivos

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos