UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SLOGAN: "CATEITÉ, CIDADE FELIZ"
Autores
Juliano Lima Brito
UNEB
Sidnay Fernandes dos Santos
UNEB
Resumo
Resumo: Este trabalho consiste numa análise discursiva do slogan "Caetité, cidade feliz" propagado na cidade de Caetité-BA. Para tanto foi constituído um corpus com letras de músicas, vídeos, imagens de outdoors, banners e textos jornalísticos em mídia impressa e eletrônica nos quais houve a materialização do slogan em questão, no período compreendido entre abril/2012 a dez/2015. A análise fundamentou-se no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, principalmente nos conceitos de "percurso", "destacamento" e "aforização" propostos por Maingueneau (2007; 2015). Ao identificar o percurso que a pequena frase realizou até tornar-se slogan oficial da cidade, suas contínuas aforizações e retomadas em diversas cenas de enunciação, pode-se evidenciar os principais efeitos de sentido que foram produzidos.Palavras-chave: Discurso; Slogan; Felicidade.