A MANIFESTAÇÃO DO DISCURSO DO RISO NA CENOGRAFIA DE FOTOSCHARGE NO GÊNERO FOTOJORNALISMO

Autores

  • Júlio César Paula Neves UFLA
  • Márcio Rogério de Oliveira Cano UFLA

Resumo

Resumo: Neste trabalho temos o objetivo de compreender o funcionamento do interdiscurso proposto por Maingueneau (2008) na manifestação entre o discurso do riso e o discurso jornalístico.  Buscamos identificar as estratégias que constituem o fotojornalismo, em especial àqueles marcados pelo traço interdiscursivo do humor. Neste âmbito, o humor pode ser compreendido como discurso e definido a partir dos efeitos de sentidos marcados pelo riso punitivo, tal qual aquele riso construído para zombar de alguém ou de uma situação, conforme os estudos desenvolvidos por Bergson (2007) e Propp (1992). Foram selecionadas como o corpus da pesquisa publicações de fotojornalismo de mídia impressa da Folha de S. Paulo, no período de 01/2008 a 12/2009, dois anos em que tal mídia publicou fotos marcadas pelo discurso do riso. Desse material, fizemos uma segunda seleção com três discursos que foram analisados, sendo observadas estratégias linguístico-discursivas tais como os traços que constituem a cenografia, o riso punitivo e revelam o posicionamento do enunciador. Os dados obtidos mostraram um entrecruzamento entre os gêneros fotojornalismo e charge, o que chamamos de foto-charge, que constituem enunciadores marcados por um riso violento contra o estereótipo representado na cena ou na situação estereotipada.

Palavras-chave: fotojornalismo; riso; discurso do humor; enunciador.

Biografia do Autor

Júlio César Paula Neves, UFLA

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos