REESCRITA PARA AUTORIA? Discursos em curso sobre o imaginário da posição sujeito-aluno em práticas escolares para alfabetização

Autores

  • Mariana Morales da Silva FFCLRP-USP

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado, que entrelaça Educação, Análise de Discurso e Literatura. Para este estudo estabeleceu-se o recorte nas práticas escolares de leitura e escrita propostas pelo Ler e Escrever. Objetivou-se investigar qual posição sujeito-aluno é permitida de ser ocupada na escola estadual por meio de análises dos discursos sobre práticas escolares de reescrita no material didático em comparação com a prática social de reescrita. Foi possível compreender como práticas sociais de reconto e reescrita são transformadas ao serem concebidas como ferramentas para a alfabetização. Conclui-se que a Escola ao descaracterizar essa prática social de escrita, interdita posições discursivas outras, como a da função-autor, que ao ser assumida e ocupada pelos sujeitosalunos possibilitaria a edificação de um novo imaginário para a posição aluno.

Palavras-chave: Discurso; reescrita; autoria.

Downloads

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos