VALORES SOCIAIS ACERCA DA CLASSE DOCENTE MATERIALIZADOS EM ENUNCIADOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA
Resumo
Resumo: O objetivo principal do presente artigo centra-se em apresentar uma investigação de como o estilo da revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa, da Editora Escala, revela uma materialização, em seus enunciados, de valores sociais que circundam nossa sociedade acerca da classe docente. Pensamos também em como acontece a construção de um “outro” – professor – por meio do discurso do “eu” (o enunciador). Ademais, refletimos como se dá a movimentação do gênero artigo de opinião, e se há, quando direcionado à classe docente. Todas essas questões foram discutidas sob a perspectiva teórico-metodológica Bakhtiniana, centrando as análises nas noções de enunciado, diálogo, estilo e gênero do discurso. Nossas análises apontam para uma materialização de valores sociais em aspectos sintáticos dos enunciados da revista e para uma hibridização de gêneros quando o destinatário constitui um professor.
Palavras-chave: Estilo; diálogo; gêneros do discurso; professor.