PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA ALÉM DO ENEM
Resumo
Resumo: O Enem registra um aumento de adesão de várias Universidades, que desde 2009, utilizam seus resultados no processo seletivo, esse exame tem redimensionado as práticas pedagógicas no Ensino Médio. O objetivo geral é desenvolver um estudo sobre a Produção Escrita, a escolha ocorre por identidade pelo assunto, mas também pela experiência profissional. O artigo possui caráter descritivo e os dados são de natureza qualitativa, foi feita uma investigação sobre produção escrita, depois, sobre formação de usuários competentes, com vistas à obtenção de um conhecimento intersubjetivo, descritivo e compreensivo, na perspectiva Sociocognitiva Interacional, fundamentada nos pressupostos teóricos da Educação Linguística. Chegou-se à conclusão de que o ensino da redação, com base na prova do ENEM, não é produtivo.
Palavras-chave: Competência Escritora; Educação Linguística; Redação do ENEM.