AUTORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Autores

  • Rita de Cássia Constantini Teixeira FFCLRP da Universidade de São Paulo – USP
  • Soraya Maria Romano Pacífico FFCLRP da Universidade de São Paulo – USP

Resumo

Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar o movimento da escrita dos sujeitos-alunos, especificamente, do sexto e do nono anos do Ensino Fundamental, ciclo II, a fim de observarmos se e como eles ocupam a posição discursiva de autor na escrita do gênero discursivo artigo de opinião. Para seguirmos com as análises, pontuamos como referencial teórico a Análise do Discurso pecheuxtiana, a teoria Bakthiniana, e os postulados SócioHistóricos do Letramento. É a partir dessa posição discursiva que refletimos sobre o modo como a escola trabalha leitura, interpretação e autoria de textos. As análises das produções textuais apontam um movimento dos sujeitos para a assunção da autoria, pois entendemos que os sujeitos-alunos autorizaram-se a construir argumentos para defender os próprios pontos de vista por meio de mecanismos de disputa de sentidos que funcionaram e sustentaram os textos produzidos.

Palavras-chave: Sujeito. Autoria. Discurso. Sentidos. Gêneros Discursivos.

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos