A PARÁFRASE COMO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO: UM GESTO DE LEITURA DA PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS

Autores

  • Roselaine Cristini Alves Paredes UNESP-BAURU
  • Rosa Maria Manzoni UNESP-BAURU

Resumo

Resumo: O presente trabalho analisa o funcionamento discursivo de dois comunicados oficiais publicados no portal eletrônico do Governo do Estado de São Paulo sobre a reorganização das escolas paulistas e os efeitos de sentido ali criados. Esse funcionamento foi analisado a partir de recortes discursivos feitos nesses comunicados, ambos proferidos pelo então secretário da educação desse estado. A investigação baseia-se nos pressupostos teórico- metodológicos da Análise do Discurso, de orientação pecheuxtiana, mobilizando, sobretudo, a noção de paráfrase discursiva a qual nos permite compreender a constituição dos sentidos do funcionamento parafrástico na forma material do discurso e em consonância com as condições de produção.

Palavras-chave: Reorganização das escolas paulistas. Funcionamento discursivo. Paráfrase Discursiva. Discurso da administração pública.

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Publicado

2016-12-10

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Artigos