UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE CONECTORES LÓGICOS EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Sheilla Maria Resende IEL/UNICAMP

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a maneira como estudantes do 8º e do 9º ano utilizam conectores lógicos em suas produções textuais, tendo em vista a pertinência dessa utilização para a construção do sentido pretendido para o texto. Orientando-me por pressupostos teóricos discutidos por Antunes (2005), Bentes (2004), Costa Val (1991, 2009), Koch (1988) e Marcuschi (2008), busquei estudar a maneira como os conectores lógicos, recursos da coesão sequencial, são utilizados pelos estudantes, a partir da análise de artigos de opinião escritos em um contexto de produção formal, como exigência de uma avaliação escolar diagnóstica. No decorrer desse estudo, observei que os conectores lógicos, da maneira como foram empregados nos textos analisados, apresentam satisfatória adequação semânticodiscursiva, já a articulação das ideias se deu de maneira insatisfatória dada a inadequação do emprego de outros recursos formais, como a paragrafação, a pontuação e a referenciação, resultantes, em grande medida, da influência da oralidade na produção escrita formal. O estudo empreendido, acredito, lança luz sobre um importante aspecto a ser trabalhado nas aulas de língua materna: as particularidades do funcionamento das modalidades oral e escrita da língua portuguesa, e não somente a memorização do valor semântico das conjunções diversas ou a classificação sintática de períodos descontextualizados.

Palavras-chave: conectores lógicos, coesão sequencial, produção textual

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Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos