A HETEROGENEIDADE DO PORTUGUÊS EM MATERIAIS DIDÁTICOS APOSTILADOS DA REDE PARTICULAR: POSIÇÕES DISCURSIVAS
Resumo
Resumo: Este trabalho visa a analisar, sob a ótica da Análise de Discurso desenvolvida em torno das ideias de Michel Pêcheux, enunciados linguísticos em circulação em materiais didáticos apostilados, elaborados e publicados pelo Sistema Positivo, destinados ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, em escolas da rede particular de ensino em Mato Grosso. Para tanto, o estudo, além de partir das formações imaginárias, tal como propostas por Michel Pêcheux na obra de 1969 – Analyse Automatique du Discours – balizarse-á por duas das hipóteses propostas, em 1984, por Dominique Maingueneau em Genèses du Discours: a primeira (que afirma o primado do interdiscurso sobre o discurso) e a segunda (que trata do interdiscurso como polêmica e da polêmica como interincompreensão).
Palavras-chave: heterogeneidade linguística; ensino de português; posicionamento discursivo.