APONTAMENTOS SOBRE O “VOLTA, LULA” E SEUS DESDOBRAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO ESPAÇO BRASILEIRO: PRIMEIRAS PROPOSTAS SOBRE A FRASE-ACONTECIMENTO
Resumo
Resumo: A problemática que incita nossa pesquisa parte do questionamento sobre os mecanismos de funcionamento de curtos enunciados que surgem e circulam no campo midiático, especialmente sobre a temática política. Foi em um contexto como este, durante a campanha eleitoral brasileira para a reeleição da então presidente Dilma Rousseff, em 2014, que emergiu e se fez circular o enunciado que aqui nos interessa: “Volta, Lula”. Nosso interesse geral é mostrar, por meio das teorias discursivas, ancorados nos trabalhos de Maingueneau (2014), sobre as frases sem texto, e de Moirand (2007), sobre a fraseacontecimento, como este enunciado, manejado pela mídia, pode engendrar diferentes rotas interpretativas ao leitor. Mais especificamente, objetivamos demonstrar, ao “andar com as teorias”, como este tipo de enunciado pode ser tratado na geografia brasileira.
Palavras-chave: Discurso midiático; pequena frase; acontecimento.