Anúncio publicitário de recompensa: um duplo jogo de interesses inscritos em publicidades mineiras do século XIX

Autores

  • Alice Meira INÁCIO

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma análise semiolinguística realizada em anúncios publicitários de recompensa publicados em periódicos de Ouro Preto no século XIX. Por meio da investigação empreendida, pretendemos ampliar a nossa compreensão sobre a constituição do discurso publicitário em um período histórico em que a imprensa ainda se instalava em terras mineiras e sobre como o contrato sociocomunicativo de anúncio de recompensa se firmava entre os sujeitos sociodiscursivos. Além desses elementos, por meio do estudo do discurso publicitário publicado no século XIX, observar quais valores estavam intrínsecos juntamente com os respectivos referentes anunciados e quais “produtos” eram capazes de atribuir status ao homem oitocentista a ponto de levá-lo a anunciar recompensa a fim de preservar um bem de consumo a ser readquirido.

Downloads

Edição

Seção

Artigos