O QUE É A “DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA”? A CONSTRUÇÃO DE HEGEMONIAS E A (IM)POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIAS NO DISCURSO DA MÍDIA BRASILEIRA SOBRE SUA PRÓPRIA REGULAÇÃO

Autores

  • Wilson Ricardo Barbosa dos Santos UFSCar

Resumo

Resumo: No Brasil, após a hegemonia liberal dos anos noventa, foi possível a emergência da discussão sobre a necessidade (ou não) de regulação da mídia. Com o advento do governo de Michel Temer (ago/2016-), esta discussão, que foi candente nos governos presidenciais do PT (jan/2003 a ago/2016), passa por um apagamento não apenas nas pautas presidenciais, mas também nas leituras realizadas pela grande mídia. Compreendendo esta anterior necessidade de a mídia tradicional contestar a necessidade de regulação, este artigo analisa textos da Folha de São Paulo que tratam o tema, discussão que diz respeito à justificativa de nossa tese em andamento. Evidenciamos, assim, mecanismos linguístico-discursivos utilizados pela Folha de São Paulo, de jan/2010 a jan/2015, para construir sentidos acerca do acontecimento, relacionando-os, ainda, aos diferentes tipos textuais que circulam em seu interior.

Palavras-chave: discurso midiático; análise do discurso; regulação da mídia.

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Publicado

2016-12-10

Edição

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Artigos