A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNIDA NO LIVRO DIDÁTICO REGIONAL AMAZÔNIA LEGAL
Resumo
Ao longo das últimas décadas, pode-se perceber um movimento de alçar a culturapopular brasileira a um espaço social, antes denegado. Ou seja, o que a priori eravisto como uma cultura marginal, através de um olhar disfórico; hoje, atingesentidos e posições eufóricas, nos mais variados espaços (CRUZ, 2005). No campoeducacional, podemos perceber essa prática, principalmente, por, a partir de 2006,as políticas de diversidade cultural passarem a ser mais evocadas para fazer partedo material didático escolar. Este artigo, portanto, visa compreenderdiscursivamente o livro didático e os dispositivos que o agenciam à constituição deuma identidade amazônida a partir de múltiplas manifestações da cultura populardessa região. Para tanto, buscaremos respaldo teórico-metodológico na Análise deDiscurso de orientação francesa, pensada por Michel Pêcheux e seu grupo, comcontribuições de Michel Foucault com base nos conceitos de discurso, memória,formação discursiva, constituição do sujeito, etc. e Dominique Maingueneau,principalmente com o conceito de cenografia, trazida como metodologia de leiturapara as passagens que tratem das manifestações culturais. Acredita-se querespondendo a questões arroladas na pesquisa, com base no respaldo da Análisede Discurso francesa, pode-se entender ainda mais as questões de discurso, podere identidade(s) na sociedade. contemporânea, principalmente, no que tange aconstrução do livro didático.Palavras-chave: identidade amazônida; manisfetações culturais; discurso.Publicado
2017-01-17
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Artigos