Bakhtin e Lakoff: relações dialógicas metaforizadas no discurso de professores egressos do proformação em Rondônia

Autores

  • Ingrid Letícia Menezes BARBOSA

Resumo

O presente trabalho propôs-se à análise de memoriais/discursos produzidos por professores egressos de um curso de formação de professores, o Proformação.  Em seu discurso os professores egressos evidenciavam a dimensão ideológica, que pode tanto transformar quanto reproduzir as relações de dominação, logo essa pesquisa expressou interesse específico na explicitação dessa ideologia subjacente, propondo analisar e descrever os pressupostos implícitos no discurso dos professores egressos. O referencial teórico que fundamentou este estudo foi constituído com base na teoria de Mikhail Bakhtin (2004) acerca de dialogismo e ideologia. Este quadro teórico foi complementado por um breve estudo dos conceitos metafóricos de George Lakoff e Mark Johnson (2002). A partir das análises foi possível verificar que os egressos reconstruíram seus discursos através da interação dialógica proposta por Bakhtin, constituindo-se sujeitos responsivos, em face das ideologias subjacentes.

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