Leitura do espaço escolar e da constituição de objetos textuais disciplinares: alunos em condição de interno

Autores

  • Andréia Cristina André Soares MELO

Resumo

O objetivo desta comunicação é apresentar uma breve análise sobre o espaço enunciativo escolar de alunos em condição de internos. Trarei, então, para esta reflexão, como materialidade linguística enunciados apresentados em Ficha disciplinar – registro de ocorrência que fazem referências aos educandos internos. Para a análise buscamos suporte teórico-metodológico na Análise de Discurso de orientação francesa através de Pêcheux (1975); Orlandi (2002) e Guimarães (2002), bem como os procedimentos analíticos, arqueológico e genealógico de Michel Foucault (1969,1971,1975). Mobilizaram-se os conceitos de memória, discurso, interdiscurso, cena enunciativa e espaço enunciativo. Toma-se a linguagem como um acontecimento político que se dá nos espaços de enunciação.

Downloads

Edição

Seção

Artigos