Discurso do sucesso: mídia, sujeito e sucesso no Brasil contemporâneo

Autores

  • Tiago Barbosa SOARES

Resumo

O sucesso é uma forma de “estar” em praticamente todas as sociedades de consumo. É, com efeito, um corte social em que delimita na sociedade os poucos detentores de status. Assim, a problemática a ser investigada concerne às estratégias discursivas que a mídia desenvolve para difundir o sucesso por seu principal disseminador em enunciados linguísticos, isto é, o “sujeito do sucesso”. No geral, pretende-se analisar os sentidos sobre o sucesso e a formação do sujeito do sucesso na sociedade brasileira contemporânea, considerando os discursos que determinam os dizeres e produzem esse sentido no campo da mídia. Para tanto, elegemos nesse artigo uma análise sob a égide da Análise do Discurso, de um conjunto de edições, da revista “Caras” (1º semestre de 2013), na qual pode-se verificar o funcionamento do discurso do sucesso produzindo sentido(s) e sujeito(s) na sociedade brasileira hodierna. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos