Canções brasileiras para crianças – uma proposta de investigação discursiva

Autores

  • Nelson Barros da COSTA Universidade Federal do Ceará
  • Bianca Neves Acevedo Carvalho GONZALEZ Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma proposta de investigação acerca do campo discursivo literomusical brasileiro para crianças. Os pressupostos teóricos resultam da conjugação entre a Análise do Discurso (AD) na orientação de Dominique Maingueneau, os estudos sobre a cultura lúdica e infantil desenvolvidos por Gilles Brougère e nossos próprios trabalhos de aplicação da AD à canção popular. Como objetivos específicos, pretendemos estabelecer comparativos entre a canção para crianças e outros elementos da cultura lúdica, quais sejam, o jogo, o brinquedo e a brincadeira; descrever os posicionamentos presentes na canção popular brasileira para crianças; e investigar a relação entre gestos enunciativos (investimento vocal, performance audiovisual, organização camerística, etc.) e a constituição de tais posicionamentos.

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