Representações discursivas de um educando em situação de bullying escolar

Autores

  • Sérgio Rogério de SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

Em um relato pessoal de um educando em situação de bullying escolar do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, este estudo pretende compreender a maneira como se dá a (des)construção do processo identitário desse sujeito, levando em consideração o dizer do outro sobre ele como marca constitutiva de sua identidade. Ancorados nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, pelo jogo de representações imaginárias de Michel Pêcheux (1969) e no referencial teórico-metodológico A escrita de si, de Foucault (2004), buscamos examinar o processo identitário do escolar em situação de bullying com base nos referenciais teóricos de Hall (2011), Bauman (2005) e Coracini (2007). Em face do excerto analisado, pudemos observar que o sujeito em situação de bullying apresenta-se excluído, rejeitado e desidentificado.

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