Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium

Autores

  • Simone Cristina MUSSIO Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara

Resumo

Pautando-nos no intenso desenvolvimento das tecnologias digitais instauradas no mundo atual, este artigo pretende observar as ressignificações percebidas na construção e disseminação de videoaulas sobre escrita científica, a partir do momento em que a aula presencial se transforma em aula em vídeo e se insere em plataformas de distribuição de vídeos gratuitos, como é o caso do YouTube, caracterizando-se como um ensino de “Educação Informal a Distância”, expressão esta por nós cunhada. Assim, baseando-nos nos conceitos linguísticos de mídium, bem como no de esfera e gêneros discursivos, procuramos analisar, segundo uma análise dialógica do discurso, como o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) promove uma remodelação dos conteúdos e dos gêneros no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Edição

Seção

Artigos