Como e por que se deve ler: Um panorama dos discursos sobre a leitura manifestos em vídeos em prol dessa prática

Autores

  • Simone Garavello VARELLA Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

No presente trabalho, depreendido a partir de algumas das constatações a que chegamos na nossa dissertação de Mestrado, objetivamos apresentar um panorama geral de representações de práticas de leitura contemporâneas veiculadas em campanhas em prol de sua promoção,e que circulam sob a forma de vídeos de curta duração disponíveis no site do YouTube. Apoiando-nos em princípios da Análise do Discurso de linha francesa, em especial, de considerações feitas por Michel Foucault acerca do conceito de enunciado, e da História Cultural da Leitura, tal como desenvolvida por Roger Chartier, em particular, no que se refere às noções de representação, prática e apropriação, nossa análise pautar-se-á na depreensão e descrição de um panorama geral dos discursos sobre a leitura que mais frequentemente emergem quando o objetivo é produzir textos com vistas a sua promoção.

Downloads

Edição

Seção

Artigos