Discurso, interpretação e autoria no livro didático sob a ótica da leitura discursiva de tirinhas

Autores

  • Palloma Rios da SILVA Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Palmira Virginia Bahia Heine ALVAREZ Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Ancorada na Análise de Discurso de linha francesa (AD), mais especificamente trabalhos de Pêcheux (1997; 2009), Orlandi (1989; 2012), Pacífico (2012), dentre outros, a pesquisa trata da observação da ocorrência ou não do processo de autoria ocupada pelo sujeito, nesse caso o aprendiz, partindo da análise de questões de leitura e produção textual com base em tirinhas que circulam num Livro Didático de Língua Portuguesa. A função-autor é uma tomada de posição pelo sujeito, na qual sempre interpelado pela ideologia e ligado a uma formação discursiva, esse tem a ilusão de ser a origem do dizer e insere o “seu” discurso no texto. Partimos da hipótese de que há o controle da função-autor pela escola e, os livros didáticos são materiais que contribuem para esse controle, já que são, muitas vezes, utilizados como único recurso em aula.

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