As atividades didáticas sobre a pontuação nos livros didáticos de português: um estudo dialógico

Autores

  • Anderson Cristiano da SILVA

Resumo

Esta pesquisa discute as abordagens didáticas sobre a pontuação encontradas nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, e Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. A motivação deste trabalho surgiu da preocupação que temos sobre como os sinais de pontuação são abordados nos livros didáticos de Português (LDP) do Ensino Fundamental (EF), aprovados pelo Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) e distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa tem como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), tendo como aporte alguns conceitos-chave desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, tais como: enunciado, dialogismo e relações dialógicas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos