As condições de produção da inserção das Tics (tecnologias de informação e comunicação) no discurso do estado

Autores

  • Cristiane Pereira dos SANTOS
  • Amilton Flávio Coleta LEAL
  • Ana Maria DI RENZO

Resumo

Neste artigo, análises e reflexões serão realizadas pelo viés da Teoria da Análise de Discurso de Linha Francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux na França, e por Eni Orlandi e seus estudiosos no Brasil. Neste trabalho em especial, mobilizaremos os conceitos de Condições de Produção e Memória Discursiva, a fim de analisarmos o “Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo nº 16 Infraestrutura de Tecnologia da Informação para a Educação Básica Pública (PROINFO). Interessa-nos compreender a concepção de língua e de sujeito que sustenta as práticas de língua mediadas pelas TICs e quais os efeitos de sentido que elas produzem nas atividades lingüísticas propostas pelos professores de língua portuguesa. Assim, queremos colocar em discussão, na perspectiva do discurso, as tecnologias produzidas pelo sujeito para significar e se significar no e para mundo e a sociedade.

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