Projeto especial de escola bilíngue – libras e língua portuguesa: transcendendo as diferenças

Autores

  • Eliane Cristina de OLIVEIRA Universidade de Taubaté - UNITAU

Resumo

Este artigo trata sobre a Educação de surdos no Ensino Fundamental do município de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, e sua relação com o bilinguismo. O objetivo desta pesquisa é analisar a legislação de São José dos Campos sobre a inclusão de surdos e o Projeto Especial da Escola Bilíngue LIBRAS /Língua Portuguesa da EMEF Prof. Maria Aparecida dos Santos Ronconi, para identificar a posição-sujeito do surdo e ouvinte. Por meio de um estudo bibliográfico apresenta-se o percurso histórico da Análise do Discurso. Considerando o conceito de sujeito e de posição-sujeito definido pelo quadro teórico da Análise do Discurso, busca-se identificar quais são as posições-sujeito do surdo e do ouvinte determinada pelos discursos que dão lhes sustentação: a legislação do município. Como resultado, evidenciou que surdo e ouvinte ocupam a mesma posição-sujeito, como diferentes, portanto, equiparados. Isso permite concluir um deslocamento ascendente da posição-sujeito do surdo no processo de educação inclusiva.

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